"A casa da Mosca Fosca", um livro que gosto muito de apresentar, sempre que tenho um primeiro ano de escolaridade. É sucesso garantido!
Depois de alguns dias com atividades de exploração do livro, descubro um registo no diário de turma:
"Proponho fazermos um teatro da Mosca Fosca."
Foi assim que decidimos aventurar-nos no mundo do teatro!
Na altura, sentimos uma motivação extra por termos assistido ao musical "HEIDI" e a energia estava ao rubro para criarmos o nosso próprio espetáculo.
Numa primeira sessão, discutimos o que uma companhia de teatro precisa para apresentar um espetáculo: uma bilheteira, atores, luzes, cenário, roupas, um cenário, um encenador!
"Eu posso fazer os bilhetes!", "Eu posso ser a Mosca Fosca", "Precisamos de um apresentador"... As ideias começaram a fervilhar.
Rapidamente, percebemos que teríamos diferentes tarefas para distribuir. Foi assim que organizámos tudo num registo.
Numa segunda fase, teríamos o início dos ensaios. Contudo, foi nesta altura que começaram a surgir as primeira notícias da atual pandemia do COVID-19...
Fomos adiando mas sem pensar em desistir deste projeto. O ano letivo terminou sem termos a possibilidade de apresentar o teatro aos pais.
Com o regresso às aulas, resolvemos dar prioridade a outros projetos e trabalhos a desenvolver. Fomos discutindo e compreendemos que a melhor altura seria o 3º período, para aproveitarmos o bom tempo e apresentarmos o teatro ao ar livre.
Enquanto o dia da apresentação não chegava, dedicámo-nos aos ensaios. Cada vez que fazíamos um ensaio, tentávamos melhorar através dos comentários que cada um fazia: "Tens de falar mais alto", "Não vires as costas ao público", "Sorri!"...
Criticar, repetir, observar, dialogar, ouvir os outros, são estratégias que proporcionam o desenvolvimento da autonomia e o sentido crítico, quando são desenvolvidas num ambiente com sentido construtivo.
Para além dos ensaios, organizámo-nos em diferentes grupos, cada um com diferentes tarefas: quem faz os cartazes para divulgação, quem faz os bilhetes, quem trata do cenário, a maquilhagem, a música...
Cartaz e bilhetes elaborados pelos alunos.
O 3º período chegou e percebemos que não seria possível apresentar o teatro aos pais. Combinámos apresentar aos colegas das outras salas e ainda, fazer uma gravação do teatro para partilharmos com os pais.
A pintura coletiva que fizemos no 1º ano, serviu como decoração do nosso cenário.
Decorámos a bilheteira do teatro...
Apresentação do teatro: a Mosca Fosca a entreter os seus convidados.
No dia seguinte, avaliamos e refletimos sobre o que aprendemos com a realização deste projeto de criação teatral.
Aprendemos tanto!
Um projeto de criação teatral, permite a articulação do conhecimento com o sentimento, a imaginação, a criatividade, o corpo e o desenvolvimento da confiança e autoestima.
A organização das diferentes tarefas em grupos, subgrupos e a pares,
possibilitou também uma diversidade de experiências, partilhas e ampliou a consciência de cada um e dos outros.
Com um sentimento de dever cumprido e muito felizes com o resultado final, foi assim que chegámos ao fim deste projeto e a pensar já nos próximos que queremos realizar!
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