Cartolina e caixas de ovos foram os materiais que utilizámos. Muito simples, fácil e significativo!
Uma das propostas que surge muitas vezes no nosso diário de turma é "Proponho fazermos mais maquetes".
Para mim é perfeito. Adoro fazer estes trabalhos com a turma. Conversamos sobre o que pretendemos com a realização da maquete, idealizamos o produto final, decidimos os materiais a utilizar e definimos tarefas para cada um. Tudo fica registado e exposto nas paredes da sala.
No nosso horário temos uma hora semanal para artes visuais. Confesso que trabalhamos bem mais do que uma hora! A vantagem de ser professora do 1º ciclo é esta: posso e devo articular as diferentes àreas de conhecimento. Assim, não só trabalhámos na maquete durante a hora "oficial" do nosso horário como também durante o Tempo de Estudo Autónomo.Adoro observar a forma como organizam o espaço, os materiais, como vão conversando entre eles e acrescentam mais ideias ao trabalho. Tudo flui com muito entusiasmo e empenho. Ensinar as crianças a trabalhar de forma cooperativa é isto. Dar liberdade para arriscarem, refletirem, experimentarem. Eles sabem que eu estou lá para o que for preciso. 😊
Outra maquete que fizemos foi sobre a Cidade do Natal. Elaborada no final do 1º Período. Foi também uma ideia que partiu de um aluno. As ideias foram surgindo, todos quiseram contribuir e o resultado deixou-nos muito satisfeitos!
Aproveitámos o molde que vinha na pasta de materiais de expressões e acrescentámos papel celofane, cartolinas, papel crepe, cartão, algodão e uma fita decorativa.
A turma adorou fazer esta maquete. É tão bom quando eles mostram aqueles sorrisos de orgulho pelo trabalho final. Cada vez mais, na minha prática pedagógica, procuro as artes visuais para desenvolver diversas competências nos meus alunos: o pensamento criativo e crítico, o relacionamento interpessoal, a sensibilidade estética e artística, o desenvovimento pessoal e a autonomia.
Que venham mais propostas para desafiarem a nossa criatividade!
Comentários
Enviar um comentário